Diafragma e plexo solar na reflexologia: por que a sua cliente sai da maca do mesmo jeito que entrou

Sessão de reflexologia vista pelo vão da porta, com a reflexoterapeuta de branco trabalhando a região do diafragma e do plexo solar no pé da cliente

Escrito por

em

Você conhece essa cliente. Ela deita, você faz o relaxamento, começa o trabalho — e ela não relaxa. O ombro fica erguido, a respiração continua curta, a barriga não se move. Você conduz a sessão inteira, ela agradece, levanta e vai embora do mesmo jeito que chegou.

Na sessão seguinte, a mesma cena. E aí vem o pensamento que trava qualquer reflexoterapeuta: será que eu estou errando em alguma etapa?

Quase sempre não é erro de execução. É uma estrutura que ficou de fora do raciocínio — e ela é grande, tem nome e não cabe num pontinho.

O erro mais comum: tratar o diafragma como se fosse o plexo solar

O que se vê por aí é sempre a mesma cena, e ela se repete em muita sessão de reflexologia: a reflexoterapeuta vai lá no pontinho do plexo solar, trabalha ele, e considera a área resolvida.

Só que o plexo solar é um ponto, e o diafragma é toda uma região. São duas escalas diferentes de trabalho, e é aí que se perde resultado: você tocou no ponto certo, mas trabalhou uma fração da área que precisava responder.

Vale parar aqui e entender o que é essa estrutura, porque boa parte de quem estuda reflexologia aprendeu a localizá-la sem nunca aprender o que ela faz.

Teto da digestão, chão da respiração

O diafragma é o músculo que separa o tórax do abdômen. Acima dele estão o coração e os pulmões. Abaixo, a parte digestória inteira — fígado, vesícula, estômago, intestino.

É o teto da digestão e o chão da respiração. Uma estrutura só, dividindo dois territórios que você trabalha o tempo todo em separado.

E aqui está a frase que muda a sessão: quando esse músculo está rígido, o corpo inteiro fica em alerta. A respiração fica curta, a ansiedade sobe e a tensão aumenta. Não é uma consequência distante — é imediata, e é exatamente o que você está vendo na maca quando a cliente não relaxa.

O terceiro centro de regulação

O organismo se organiza em torno de centros de regulação, e eles têm ordem. É a esses centros que a reflexologia chega pelo pé.

O primeiro é o sistema nervoso autônomo — o simpático e o parassimpático, onde o corpo decide se acelera ou desacelera. Com o simpático muito ativo, a pessoa fica agitada, tensa, com a respiração curta. Quando o parassimpático assume, o corpo entra em estado de segurança: respira melhor, solta os ombros, solta a mandíbula.

O segundo é a coluna, o grande eixo que distribui tensão e organiza as cadeias musculares e as vias nervosas.

O terceiro é o diafragma com o plexo solar. E o quarto é o nervo vago.

Quando o cliente termina a sessão e diz que está respirando melhor, que deu um alívio, que sentiu a tensão baixar, é o sistema nervoso dele respondendo. E, muitas vezes, ele conseguiu esse alívio porque essa área foi trabalhada de verdade.

O diafragma puxa longe — inclusive a lombar

Tem uma consequência mecânica desse músculo que explica muito caso que não fecha.

O diafragma se fixa nas vértebras lombares. Quem vive sob estresse prolongado mantém esse músculo tenso — e tenso, ele puxa a lombar. É uma das causas mais frequentes de dor lombar persistente que não melhora com nada: a pessoa tenta de tudo, e nada resolve, porque ninguém foi olhar a respiração dela.

Se você atende dor que desce pela perna e vê melhora que não se sustenta entre uma sessão e outra, essa é uma das perguntas que faltam ser feitas.

Como o diafragma travado se anuncia na maca

Ninguém chega à sessão de reflexologia dizendo “minha respiração está curta”. Esse dado você levanta observando, e ele costuma aparecer antes de qualquer queixa:

  • você pede uma respiração funda e ela puxa o ar até a altura do peito, sem que a barriga se mova;
  • o ombro não desce em nenhum momento da sessão;
  • ela suspira sozinha no meio do trabalho, várias vezes — o corpo buscando um ar que não estava vindo;
  • ela conta que acorda cansada mesmo tendo dormido as horas todas;
  • a digestão anda ruim sem causa alimentar aparente — e o teto da digestão está rígido.
  • Nenhum desses sinais é a queixa que ela trouxe. Todos mudam o que você faz com a sessão.

    O que muda não é o ponto. É a ordem.

    Essa é a parte que separa quem acrescenta pontos de quem conduz uma sessão de reflexologia com direção.

    Diante do diafragma travado, a solução não é encaixar mais um ponto no fim da sua sequência. É reconhecer que essa área precisa estar solta antes, porque ela potencializa tudo o que vem depois. Um organismo em alerta responde pouco a qualquer estímulo — inclusive aos seus.

    Existe uma ordem de trabalho que dá resultado maior nesses casos, e ela começa pela cervical antes de chegar ao diafragma e ao plexo solar. Mas a ordem sozinha não resolve: o que define por onde entrar é o que aquele organismo mostrou, naquele dia, naquela pessoa. Ordem sem critério vira protocolo decorado — e protocolo decorado é justamente o que faz a cliente levantar da maca do mesmo jeito que deitou.

    O reflexo da queixa continua entrando na sessão, sempre. O que não sustenta resultado é trabalhar só ele.


    Antes de decidir a ordem, três perguntas precisam estar respondidas

    Antes de decidir a ordem, é preciso saber o que verificar primeiro — sistema nervoso, intestino e só então a queixa — e é esse critério que a Formação Reflexologia de Referência ensina caso a caso, ao longo de 12 meses. Se você já atende e quer conduzir cada sessão com esse critério, o próximo passo é um formulário rápido, com perguntas sobre como você atende hoje. Sou eu mesma que leio cada resposta.

    Prefere começar pelo material gratuito? Baixe o Checklist de Raciocínio de Sessão.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *